You are currently viewing 11 dicas para quem aprende uma língua estrangeira por conta própria

11 dicas para quem aprende uma língua estrangeira por conta própria

Você pode aprender um idioma sozinho se trabalhar muito. Não se deve contar com uma “pílula mágica” que o ajudará a dominar um idioma em dois meses, porque este, antes de tudo, é um trabalho trabalhoso e demorado.

Porém, siga essas dicas e isso tornará o processo muito mais fácil

1. Estabeleça prazos realistas e metas alcançáveis. Não prometa aprender um idioma antes do Ano Novo, se for início do verão. Isto é impossível. Anote tarefas específicas e realistas, limitadas no tempo. Por exemplo, leia um artigo original em uma semana ou aprenda cem palavras em um mês. Com base no Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, são necessários pelo menos seis meses para concluir um nível. Avalie as possibilidades e comece a trabalhar.

2. Encontre motivação. Antes de aprender um idioma, responda à pergunta “Por que estou aprendendo?” Determine o que acontece depois de dominar o idioma: você será mais feliz? Você está indo para outro país? Você entrará na universidade desejada? Quando a imagem se juntar, você ficará motivado para começar a dominar o idioma e, o mais importante, para concluir a tarefa.

3. Exercite-se regularmente. Para progredir, estude todos os dias, pratique habilidades: falar, ouvir, ler e escrever. Para fazer isso, treine para ouvir rádio ou podcasts no idioma que você está aprendendo pela manhã, ou leia o feed de notícias.

4. Encontre manuais adequados. Decida por si mesmo quais materiais e livros você usará para estudar. Escolha aqueles que se adequam ao seu nível. Não negligencie os recursos online, pois existe muito material gratuito e útil na Internet para auto-estudo.

5. Observe e ouça. Assistir filmes e séries de TV é importante para aprender um idioma. Não assista com legendas, pois muitas vezes a tradução não é feita com profissionalismo. Retroceda e ouça suas cenas favoritas novamente. Escolha um filme por nível e divirta-se assistindo.

6. Fale. Não deixe de praticar essa habilidade até que finalmente, idealmente, diga a frase “Com licença, por favor, mas você poderia me dizer, por acaso, onde fica o banco?” Não tenha medo de errar, comece a falar: em frases curtas e compreensíveis. Para praticar, inscreva-se em um clube de conversação, comunique-se com falantes nativos em sites online especiais e, com o tempo, você terá a sensação de que o idioma ao seu redor é familiar e fácil de entender.

7. Mergulhe em uma língua estrangeira. Cerque-se do idioma que você está aprendendo em qualquer lugar: altere o idioma do seu telefone e tablet. Reproduza uma rádio, podcast ou programa em segundo plano enquanto faz as tarefas domésticas. A princípio será incomum. Dessa forma, você se lembra das entonações, dos recursos de pronúncia e do ritmo da fala.

8. Aprenda expressões e frases. Use não apenas palavras individuais, mas também expressões, frases e grupos de palavras estáveis. Pratique e torne-se automático no uso de frases de conversação padrão. Aprenda também regularmente novo vocabulário, invente exemplos sobre a vida com eles para lembrar mais rápido.

9. Repita. Não tenha preguiça de aprimorar seus conhecimentos. Volte ao áudio que você ouviu novamente – isso o ajudará a perceber muito melhor as gravações familiares. Se você assistir a um filme familiar novamente, é bom perceber que entendeu muito mais do que da vez anterior.

10. Use aplicativos. Se você tiver um minuto livre e um telefone, esta é uma chance de praticar seu idioma. Baixe aplicativos gratuitos para praticar palavras, jogos de gramática, testes de audição e pratique a qualquer hora.

11. Aprenda com os erros. O maior erro que você pode cometer é o medo de errar. Não há nada de errado nisso, pois é uma forma de aprimorar seus conhecimentos na prática. O principal é não ignorar. Se você notar um erro em você mesmo, corrija-o. Você está apenas aprendendo uma língua estrangeira e seu interlocutor o tratará com compreensão.

O importante é que você goste do que faz. Observe e ouça o que inspira, comunique-se com pessoas que motivam. Participe de clubes de conversação para praticar. Aprender um idioma é uma jornada emocionante e sem fim que deve ser aproveitada.