A primeira coisa que você precisa fazer ao aprender qualquer língua estrangeira é criar um vocabulário. Assim que aprender as primeiras palavras, você será capaz de compor pequenas frases; tendo aprendido a compor frases simples, você será capaz de falar, escrever textos e, claro, compreender outras pessoas.
A gramática desempenha um papel importante no aprendizado de um idioma, mas a base fundamental de qualquer idioma é quantas palavras uma pessoa conhece.
Qual é a maneira mais rápida e melhor de expandir seu vocabulário?
Existem diversas tecnologias para isso que funcionam muito bem no aprendizado de qualquer idioma. Você pode escolher apenas um método que melhor se adapte a você, mas pode combiná-los e aplicar todos os métodos de uma vez.
A primeira coisa, claro, é ler, ler e ler. Porque percebeu-se que os livros contêm mais palavras, e não importa que tipo de livro seja – uma história de detetive, um romance ou uma história em quadrinhos. No livro você pode ver claramente como todas as palavras estão interligadas, como elas interagem e formam frases. Você pode simplesmente memorizar algumas frases, ditados e provérbios. Anteriormente, na escola Czarskoe Selo, os alunos do ginásio eram obrigados a aprender parágrafos inteiros de livros estrangeiros, para que mais tarde, ocasionalmente, pudessem simplesmente inserir uma frase pronta, corretamente composta e memorizada.
Quando o vocabulário já permite a leitura de livros por conta própria, então é hora de prestar atenção em frases mais complexas e palavras desconhecidas, olhar as notas de rodapé ou procurá-las no dicionário e estudar com atenção. Se for gasto tempo suficiente nesta palavra, a nota de rodapé for lida, encontrada no dicionário e analisada, então essa palavra será lembrada muito bem. Aliás, isso também se aplica à leitura de livros em sua língua nativa, onde às vezes você se depara com frases em uma língua estrangeira; elas também precisam ser analisadas com cuidado. Isso geralmente acontece nos diálogos dos personagens principais, é preciso estar atento ao propósito e em que contexto essa frase foi dita.
Se ainda for difícil ler livros sérios, você ainda pode folhear quadrinhos ou revistas satíricas; a princípio eles serão mais compreensíveis.
O vocabulário passivo de um adulto, por exemplo, na Alemanha é de 50.000 palavras; deve-se notar que o vocabulário completo da língua alemã consiste em 135.000 palavras. Mas percebeu-se que para a comunicação cotidiana em outro país basta saber apenas 1.000 palavras. Com um vocabulário de 1.300 palavras, já se consegue compreender 85% do que se diz, e este número aplica-se a todas as línguas europeias. Aqui o mais importante na hora de aprender é ouvir e escutar.
Mas você não pode ouvir apenas conversas na rua, para aprender um novo idioma, será bom assistir filmes, ouvir cantores pop deste país. A princípio, fones de ouvido com audiolivro em língua estrangeira são um atributo obrigatório para um estudante de idiomas.
Em geral, aprender de ouvido tem muitas vantagens: desenvolve-se a pronúncia correta das palavras, a ênfase correta e a velocidade da fala. Além disso, essas aulas podem ser recebidas gratuitamente e em qualquer lugar: em uma loja, no transporte público, na academia. Mesmo quando você não tem tempo para praticar o idioma, você pode apenas ouvir o que os outros estão dizendo.
É muito útil aprender palavras de um conteúdo, de um tópico, por exemplo, primeiro aprender todos os números, depois os dias da semana, depois os nomes dos meses, feriados, datas e assim por diante. Palavras que estão relacionadas entre si em significado são lembradas melhor.
Bem, isso parece ser tudo, agora é hora de colocar os fones de ouvido e pegar um livro.